Blog do Marketing Digital para o Empresário Web

O que é Marketing Digital
Entramos no Século XXI e com ele muitas mudanças vieram, entre elas a que considero principal foi a forma com que o comércio mudou.
Como todos sabem, as primeiras civilizações foram marcadas pela forma com que as pessoas trocavam suas mercadorias para obterem uma vida mais confortável, ou melhor, somente com o advento do comércio foi que surgiu a primeira civilização e assim sucessivamente todas as próximas.

Com o tempo e a necessidade do Ser Humano, várias formas de comércio surgiram e cada uma delas marcou profundamente a História Mundial:

• Feudalismo;
• Burguesia;
• Mercantilismo;
• Colonialismo;
• Metalismo;
• Revolução Industrial;
• A Era da Internet;
• O Marketing Digital;

A Internet veio para mudar de forma radical a forma de vida diária das pessoas, o problema é que esta mudança veio de forma extremamente rápida e poucos são aqueles que se adaptaram e hoje lucram. mas Lucram Muito Mesmo com seus Negócios On-Line.

Marketing Digital
Existe hoje em dia o que chamamos de Marketing Digital, um sistema onde as pessoas ou empresas poupam tempo e dinheiro de forma dinâmica.

Antigamente as pessoas ficavam limitadas ao seu comércio local e tinham pouca ou quase nenhuma voz ativa como consumidores.

Para entender o que é o Marketing Digital, precisaremos retornar um pouco ao inicio.

A Internet
Com o surgimento da Internet, as empresas enxergaram sua grande oportunidade para realizar a apresentação de seus Produtos e ou Serviços.
A Internet até então era usada apenas como a Vitrine de uma loja onde o Internauta apenas tinha a oportunidade de conhecer os Produtos e ou Serviços de uma empresa ou comércio.

Foi aí então que houve a primeira grande aproximação da relação cliente-empresa, pois o internauta passou a entrar em contato com toda e qualquer empresa ou comércio, fosse para:

• Tirar dúvidas;
• Dar sua Opinião;
• Fazer sua Reclamação.

A Internet 2.0
A partir dos anos 2.000 (no Brasil) surgiram as primeiras Redes Sociais onde o Internauta passou a ter voz ativa dentro da Web.
Houve uma grande revolução, pois de um lado as empresas encontraram um caminho maior de comunicação com seus clientes através dos denominados “Social Mídias” que por sua vez descobriram também uma forma alternativa de lucrar utilizando suas Habilidades de Comunicadores em Massa!

Por outro lado os Internautas descobriram uma forma muito eficaz para defender sua posição de Consumidor ativo, pois através das Redes Sociais é possível opinar e ser ouvido não somente pelas empresas, mas para milhões de outros Internautas também consumidores.
Resumindo, antes da Internet o conteúdo de uma empresa era apenas criado e distribuído pela empresa; Hoje em dia uma empresa pode lançar seu Produto e ou Serviço lançando o conteúdo de seu Marketing utilizando Páginas de Site, Blogs e Redes Sociais, porém este mesmo conteúdo é totalmente reescrito e redivulgado pelos Internautas o que pode ser maravilhoso ou altamente destruidor para uma empresa ou comércio pois o conteúdo de seu Marketing não está mais apenas em suas mãos.

O que é a Internet 3.0
Já a Internet 3.0 é a terceira geração da Web onde para os Buscadores, o conteúdo é levado mais a sério e sempre baseado em pesquisas de comportamento e interesse dos usuários, ou seja, conteúdos relevantes são priorizados com base na necessidade real dos internautas para a apresentação das Page Rank.

Pagerank: PageRank™ é uma família de algoritmos de análise de rede que dá pesos numéricos a cada elemento de uma coleção de documentos hiperligados, como as páginas da Internet, com o propósito de medir a sua importância nesse grupo por meio de um motor de busca. …

Maiores informações no site: Internet Innovation

Podemos ver também como a interação em Redes Sociais está crescendo assustadoramente.

Resultado: Quanto mais a sua Empresa estiver presente nas Redes Sociais (interagindo com seus usuários e potenciais clientes) maior será o seu engajamento e mais visitas para seu site.

Maior será também a divulgação boca a boca e consequentemente, melhor o posicionamento do Site de Sua Empresa nos mecanismos de busca.

Aqui está uma das mudanças que vem acontecendo nos últimos tempos. Quanto mais Sinais Sociais você tiver, melhor posicionamento (Page Rank) teu Site também terá.

O Comércio Business to Business
Falei até agora apenas sobre a relação B2C (Business to Costumer) ou Relação Empresa Consumidor.

A Internet 3.0 (Redes Sociais + Buscadores) trouxe também uma aproximação extremamente considerável entre as empresas ou Relação B2B (Business to Business) ou B2BOL (Business to Business On-Line) ou Relação entre Empresas.

Esta mesma Rede Social estreitou o comércio entre empresas facilitando o fechamento de grandes e lucrativos negócios como é o caso da Linkedin.

Hoje com a vasta gama de Redes Sociais houve realmente um grande BUM no crescimento e-Commerce e no e-Business ou fechamento de Grandes Negócios entre pequenas, médias e grandes Instituições justamente pelo fato da redução na logística gerando redução automática no tempo em pesquisas e redução nos custos para Consumidores, Comércios e Empresas.

O Marketing Digital é o grande responsável pela redução nos custos com estoque, vendedores e papéis pelo fato de oferecer maior flexibilidade à Consumidores, Comércios e Empresas.

Hoje o e-Business movimenta frações na casa dos trilhões de reais conforme divulga o site E-Commerce Brasil.

O Crescimento do e-Business e do e-Commerce.
O comércio B2B e B2C (mesmo durante as últimas crises financeiras) tem apresentado um crescimento realmente considerável.

Mesmo quando uma compra ou fechamento de negócio não é realizado pela Internet, a Web continua tendo papel fundamental na hora da tomada de decisões entre consumidores e entre as empresas, isto porque através desta rede mundial é possível comparar preços e prestação de serviços reduzindo assim o tempo necessário para pesquisas.

Somente em 2016 o e-Commerce movimentou 106,5 milhões de reais conforme o site CONASUM

A importância de um Site Responsivo!
Estudos apontam o crescimento de 70% nas transações comerciais através de dispositivos Mobiles o que mostra a importância de um Site Responsivo conforme o site E-Commerce Brasil.

As empresas que investem em Sites Responsivos saem na frente de sua concorrência principalmente quando aprendem a utilizar a força das Redes Sociais a seu favor.


Aprenda todas as Técnicas utilizadas pelas Agências do Marketing Digital