Blog de Publicidade e Marketing para o Empresário Web: 45 Aulas

Entendendo a Publicidade

Wagner Ramos

Neste módulo, abordaremos as Necessidades, Desejos e Demandas da Propaganda, assim como os Cinco Tipos de Marketing, seus Dois Conceitos Integrados e os Diferenciais Competitivos..


| Introdução | Necessidades - Desejos - Demandas | Cinco Tipos de Marketing | Dois Conceitos Integrados | Os Diferenciais Competitivos | Próximo >>

Aula: Introdução

No fim da década de 90, as universidades passaram a agregar o nome Marketing aos cursos de “Publicidade e Propaganda”, e as empresas começaram a adotar esse novo conceito de forma tímida, porém, dando indícios de que essa nova ideologia seria de grande valia para a reciclagem e atualização de suas empresas no mercado.

Palavras como “Internet” e “globalização”, ganharam grande espaço nas revistas de Mercado e Economia e sempre junto delas o conceito Marketing, estava de alguma forma agregado.

Afinal, Marketing é toda atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do consumidor. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços. Esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade:

  • fisiológica (alimentação, abrigo, frio)
  • psicológica (status, segurança, diversão, etc).

 

Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo.

É pelo Marketing que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes.

O Marketing conta com quatro instrumentos básicos de ação:

  • Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;
  • Escolha do Preço certo para estes produtos;
  • Distribuição eficiente e ágil;
  • Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, maladireta, etc).

Consciente do aumento da concorrência, as empresas vêm valendo-se de técnicas de Marketing cada vez mais modernas para atrair o consumidor final.

O marketing está em todas as áreas. Não é à toa que, ao caminharmos pelas ruas, vemos tantos cartazes, folhetos, outdoors. Nas televisões, assistimos a comerciais cada dia mais sofisticados, criativos, apelativos. Lojas, revistas e jornais promovem cada vez mais sorteios, descontos e oferecem brindes.

Contratos milionários são fechados entre empresas e personalidades do esporte, das artes. Até políticos preocupam-se em cuidar da sua imagem com a ajuda de especialistas em Marketing Político. Sem esquecer do Marketing Pessoal, presente no dia-a-dia de todos nós, como, por exemplo, quando vamos fazer uma entrevista de emprego ou expor um trabalho.

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades referentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. "É tão somente entender a necessidade e os anseios dos consumidores e fornecer produtos (bens ou serviços) compatíveis com tais necessidades e anseios.

O conceito é assim, simples. A prática é que é extremamente difícil. Por isso existem tantos livros para explicar o Marketing e tão poucas empresas alcançam cases de sucesso...", observa Mário Márcio Ramalho, professor de pós-graduação em Marketing da Fundação Getúlio Vargas.

O que é o Composto de Marketing? Também chamado de 4 P's, é o conjunto de
instrumentos à disposição do administrador para implementar uma estratégia de marketing.
Ponto-de-venda
São eles:

  • Produto,
  • Preço (Valor e satisfação),
  • Ponto de venda, (Embalagem, transporte e Armazenagem)
  • Publicidade (Propaganda, merchandising, mala-direta, sorteios, promoções).

O que uma boa estratégia de Marketing precisa para funcionar? Além de uma boa campanha publicitária, há a necessidade de todo um trabalho prévio de desenvolvimento de um bom produto, conhecimento dos consumidores, uma rede de distribuição formada, fixação correta de preços e promoção nos pontos de venda.

Por que compramos algum produto? O consumidor tem necessidades diversas. Age por impulso e às vezes racionalmente. Sofre influência de amigos e grupos de referência. Mas não busca o produto, apenas. Busca comodidade, aceitação, romance, etc.

Qual a importância de se entender melhor o conceito de produto? Para satisfazer os desejos dos consumidores, os produtos estão passando cada vez mais a serem acompanhados de um "algo mais" que facilite a venda. Serviço pós-venda, garantia, assistência técnica, telefone para consultas, brindes, etc. É o que se chama de "Produto Ampliado".

O que é estratégia de penetração? Entrar no mercado com preços baixos visando crescer rapidamente sua participação.

Qual a principal função dos canais de distribuição? Fazer o produto chegar ao local onde o consumidor espera encontrá-lo.

Quais serviços são agregados pela rede de distribuição? Transporte, armazenagem e embalagem.

Que possíveis estratégias de distribuição existem?

  • Direta (sem intermediários);
  • Exclusiva (um ou poucos intermediários);
  • Seletiva (procura atingir apenas o público-alvo);
  • Intensiva (colocar o produto no maior número de pontos de venda).

 


Post atual: 1 - Introdução

Aprenda todas as Técnicas utilizadas pelas Agências do Marketing Digital


modulo.php 1 Introdução
Agradeço o seu comentário - Assim que avaliado ele será publicado!