Blog de Publicidade e Marketing para o Empresário Web: 45 Aulas

A Psicologia do Consumidor

Wagner Ramos

Aprenda a analisar os Estímulos Sensoriais de tudo o que nos cerca para cativar a Fidelidade do Consumidor entendendo também o Conceito da Empregabilidade e da Concorrência Acirrada entre nós Seres Humanos..


<< Anterior | Os Estímulos Sensoriais | A Fidelidade do Consumidor | Empregabilidade | A Concorrência Acirrada | Nós Seres Humanos | Próximo >>

Aula: Os Estímulos Sensoriais

Antes de começar a ler este estudo, olhe ao seu redor e observe quantos estímulos sensoriais estão a sua volta. Com certeza, independentemente do ambiente em que você se encontra, os estímulos são inúmeros e muitas vezes nos passam despercebidos, porém não aos nossos sentidos que estão sendo trabalhados constantemente.

É em meio a este cenário que desenvolveremos esta análise, pois vivemos em um mundo cercado de acontecimentos e fatos que nos são apresentados das mais variadas formas e modelos, de maneira a trazer informações diretas e indiretas à nossa percepção.

Focando um pouco mais esta análise, quantos estímulos e impulsos lhe são impactados diariamente por mensagens que buscam apresentar e vender algo? Você já chegou a ter uma ideia sobre isso?

Atualmente, recebemos um montante de informação que nos passam ideias e conceitos que muitas vezes, em meio a toda essa turbulência, nos passam despercebido.

As mensagens publicitárias, a todo instante, nos trazem novos produtos, novos conceitos, entre outros que são literalmente despejados no mercado com o objetivos claros de gerar conceitos e vender, mas tudo isso acaba criando uma grande confusão na mente das pessoas, pois por mais que as metas sejam próximas, as ideias e a forma de passar esta informação é diferente.

São campanhas políticas, campanhas promocionais de varejo, industriais, institucionais, sociais, ideológicas... com suas mensagens estampadas em anúncios de TV, spots de rádio, anúncios de jornal, revista, outdoor, folhetos... entre tantos expostos aos mais diversos meios, veículos e lugares.

Recebemos estes estímulos ao abrirmos os olhos, ainda deitados na cama, pois temos a marca do lençol, do rádio relógio, da televisão, do vídeo, da cama, do colchão, do armário, da luminária, do tapete, da cortina...

Enfim, são elementos que ao alcance ou não dos olhos, estão presentes e fazem parte do dia-a-dia.

 E assim vai, o dia todo recebendo os estímulos que fazem parte do cotidiano das pessoas.

Com isso, surge um grande desafio para o profissional de marketing – conseguir atrair a atenção dos consumidores por poucos segundos. Muitas são as mensagens e marcas trabalhadas de forma contundente no mercado, o problema é que a sobrecarga de informação é motivada pela entrada de inúmeros novos produtos, que muitas vezes possuem mensagens ruins, que poluem e atrapalham.

Podemos comparar este ambiente a um dia de pregão da bolsa. Um tumulto organizado, com muita gritaria, informações rápidas e que, de acordo com os índices apresentados, quem tiver mais e falar mais alto, leva.

Assim, o desafio de se ressaltar em um mercado poluído é um trabalho muito difícil e árduo, visto que há a necessidade de se evidenciar o produto e/ou serviço e fazer com que o mesmo repercuta de modo positivo e seja consumido pelo mercado.

Os profissionais envolvidos neste meio trabalham de forma a reverter este quadro diante daquilo que representam.

Novas estratégias e ações que buscam a todo momento se destacar em meio da concorrência e aos demais que compartilham direta ou indiretamente do mesmo mercado.

Não é fácil, mas a criatividade e competência se sobressaem de forma a alcançar os mais inesperados resultados frente aos objetivos propostos.

O título deste tópico – “Na gritaria...ganha quem gritar mais alto!” – nos mostra que diante de um mercado extremamente concorrido e disputado até as últimas circunstâncias, os produtos e/ou serviços deverão se destacar entre tantos outros e se sobressair entre as informações despejadas no mercado, para que o mesmo venha obter os resultados esperados e desejados por todos aqueles envolvidos no processo.

Assim como já abordamos a importância da qualidade do produto/serviço, é de extrema importância o seu destaque em meio aos outros.

Quando o consumidor se depara com uma dezena de produtos similares, com pouca diferença no preço, quase sempre compra aquele que já conhece, ou aquele com maior destaque. É uma tendência do inconsciente humano pensar que o produto de maior destaque é também o de melhor qualidade.


Post atual: 11 - Os Estímulos Sensoriais

Aprenda todas as Técnicas utilizadas pelas Agências do Marketing Digital


modulo.php 11 Os Estímulos Sensoriais
Agradeço o seu comentário - Assim que avaliado ele será publicado!